.

.

30 de jul. de 2012

CNJ entrega avião para Secretaria de Segurança de Mato Grosso




















Fonte: Só Notícias com assessoria


Um turbo-hélice modelo Xingu prefixo PT-FHE foi entregue, esta manhã, pelo Conselho Nacional de Justiça para o Tribunal de Justiça de Mato Grosso e poderá ser utilizada de forma conjunta entre os Poderes Executivo e Judiciário, mas fará parte da frota da Secretaria Estadual de Segurança. A solenidade foi em Brasília. A corregedora do CNJ, Eliama Calmon, fez a entrega para o presidente do tribunal de justiça mato-grossense, Rubens Santos, que discursou em nome dos presidentes de tribunais. Foram entregues 14 aeronaves (que foram apreendias há vários meses e estavam sendo usadas por quadrilhas) para uso compartilhado entre os tribunais e as Forças de Segurança Pública.
Rubens elogiou a ministra pela execução do programa e destacou a coragem dela pela iniciativa de entregar essas aeronaves para os Estados. Ele lembrou que essas aeronaves estão sob a custódia da Justiça, superlotando pátios de aeroportos, e mais grave ainda, se deteriorando. "Trata-se, sem dúvida, de uma iniciativa relativamente simples, se avaliada agora, depois de concebida. O simples é sempre assim, só existe e assim é tratado após sua concepção e execução", destacou. "O Brasil precisa de pessoas corajosas, e a ministra é fonte de grande inspiração", acrescentou. Lembrou ainda que o CNJ vem revolucionando o Judiciário brasileiro, tanto pela transformação cultural provocada quanto por medidas como esta.  "Certamente ganhará a sociedade, que precisa de hospitais, de creches, de polícias aparelhadas", salientou.

A aeronave destinada a Mato Grosso é pressurizada (alcança maiores altitudes), e tem capacidade para seis pessoas, além do piloto e copiloto. Em perfeitas condições de uso, a aeronave deve ser entregue em 30 dias. A maioria dos aviões é proveniente de apreensões do tráfico de drogas, e agora vão passar a servir a sociedade. Também foram beneficiados os estados do Acre, Amazonas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Piauí, Rondônia e Tocantins.

Em 27 de outubro do ano passado o Poder Judiciário de Mato Grosso recebeu oficialmente uma aeronave para a utilização no transporte de magistrados e demais atuações. O avião modelo Sêneca II - Bimotor, com capacidade para quatro passageiros, foi doado pela Corregedoria Nacional de Justiça.
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho 23ª Região, desembargador Tarcísio Regis Valente, e o secretário estadual de Segurança Pública, Diógenes Curado, também estiveram na solenidade, hoje, em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário