.

.

5 de ago. de 2011

LEARJET 45





O Learjet 45 é um jato executivo de pequeno porte, com capacidade para oito ou dez passageiros, projetado pelo fabricante estadunidense Learjet, de propriedade da corporação canadense Bombardier.

O Learjet 45 é o primeiro projeto totalmente novo da Learjet, desde a criação do seu primeiro produto comercial, o Learjet 23, na década de 1960.

É um produto totalmente original, com as suas seções da fuselagem em formato ligeiramente ovalado, uma nova tendência mundial da engenharia aeronáutica, inaugurada pelo projeto japonês Mitsubishi Diamond, posteriormente comprado pela americana Beechcraft e rebatizado como Beechjet 400-A e também seguida pelos jatos regionais da família ERJ-170/ERJ-190 do fabricante brasileiro Embraer. Este novo formato ovalado da fuselagem aumenta a robustez estrutural do conjunto.

A nova série de motorizações que equipa esse modelo, a "Dash" TFE da Honeywell, consome menos combustível que as turbinas anteriores e foi projetada para um maior intervalo entre as revisões, resultando em um menor custo operacional. As asas em material composto são mais leves e resistentes, com menos partes e peças em relação aos modelos anteriores, facilitando a manutenção e reduzindo custos.

A autonomia de vôo do Learjet 45 situa-se ligeiramente acima da faixa de alcance de outros jatinhos executivos para viagens interestaduais e internacionais.

As vendas do Learjet 45 foram iniciadas na década de 1990 e já acumulam mais de 170 unidades encomendadas e unidades entregues, inclusive algumas delas no Brasil.

Tipo jato executivo
Fabricante          Canadá Bombardier
Capacidade        8 ou 10 passageiros
Custo unitário   US$ 11,5 milhões
Comprimento   17,70 metros
Envergadura      14,60 metros
Velocidade máxima       950 km/h
Altura máxima de voo   13.500 metros
Pista min. decolagem    1.650 metros
Motorização      Honeywell TFE731-20
Potência              3.500 libras/1.600 kg cada motor
Alcance (MTOW)             3.200 quilômetros



Nenhum comentário:

Postar um comentário