.

.

25 de jul. de 2011

PIPER PA-18 SUPER CUB









O Piper PA-18 é um avião monomotor, com trem de aterragem fixo, roda de cauda, asa alta, bilugar, que possui dois assentos na maioria das configurações.

Construiram-se mais de 2 unidades deste modelo. Ideal para recreio, muitos aeroclubes são possuidores deste tipo de aparelho. Militarmente, foi utilizado pelos Forças Armadas dos Estados Unidos, a partir de 1943, no Norte de África e na Europa como avião de ligação e na correcção de tiro da artilharia.

Em 1949 foi construída uma nova versão, o PA-18-90 Super Cub com um motor de 105 Hp. Nos anos 80 apareceu a ultima versão a ser produzida, o Piper PA-18-150 Super Cub

Um modelo em que lhe foram montados flutuadores ficou conhecido como o PA-18S.

Emprego em Portugal

Em 1952 entraram ao serviço do Exército Português 27 aviões Piper Super Cub, utilizados por este ramo essencialmente para observação, controlo e regulação de tiro de artilharia. Previa-se, nessa altura a criação de uma unidade de aviação ligeira no Exército mas, como essa ideia foi abandonada, as aeronaves passaram para a Força Aérea Portuguesa.

Na Força Aérea as aeronaves cumpriram missões de treino de pilotos e de observadores aéreos e missões de ligação. Alguns aviões também serviram nas Formações Aéreas Voluntárias. Foram retirados do serviço em 1976 e cedidos a aeroclubes.

 Emprego no Brasil

Uma versão mais antiga, o J-3, bastante mais modesta, sem flaps, com motor de apenas 65hp, capot recortado e cabeças dos cilindros aparentes, foi empregue em combate pela Força Expedicionária Brasileira durante a Campanha da Itália na Segunda Guerra Mundial. A 1ª Esquadrilha de Observação e Ligação (1ª ELO) apoiava à Artilharia Divisionária brasileira através de vôos de observação utilizando aeronaves Piper Cub.

Sua principal função era a correção de tiro de artilharia, além realizar observações da linha inimiga. O Piper Cub era uma aeronave desarmada, sem blindagem e de pouca velocidade, sendo o fogo antiaéreo inimigo um problema constante para os pilotos.

Foi substituído no final da década de 60 pelo Neiva Regente.


Descrição Fabricante Piper Aircraft Corp/USA

Entrada em serviço 1949
 Missão Observação aérea e ligação
Tripulação 1 piloto
Dimensões Comprimento 6,86 m
Envergadura 10,72 m
Altura 2,79 m Área (asas) 16,42 m²
 Peso Peso total 422 kg
Peso bruto máximo 790 kg
 Propulsão Motores 1 x Lycoming =-290-D2 de 4 cilindrosb
Força (por motor) 135 hp Kn
 Performance Velocidade máxima 215 km/h
 Alcance 735 km
Teto máximo 5750 m




Nenhum comentário:

Postar um comentário