.

.

16 de nov. de 2012

Consumidores relatam problemas com troca de milhas por passagens aéreas

Principais queixas são de burocracia para emitir passagem área e sumiço do saldo de milhas

Converter pontos adquiridos em programas de fidelidade em passagens aéreas é a oportunidade de muitos brasileiros para viajar com descontos ou até mesmo sem pagar. Porém, conseguir os trajetos de avião tem sido uma dificuldade para os clientes.

O médico Renato Azevedo Júnior, 57 anos, de São Paulo, tinha cerca de 90 mil pontos no programa de fidelidade da TAM. Quando foi trocá-los por uma passagem aérea, no ano passado, ficou surpreso ao descobrir que tinha apenas 2.000 pontos.

— Eu fiquei sabendo, em uma agência da TAM, que foram emitidas várias passagens para destinos nacionais com os meus pontos, sem a minha autorização.

Renato conta que o problema demorou para ser resolvido.

— Durante um mês, reclamei do ocorrido com a companhia aérea. Como não tive resposta, entrei em contato com a Proteste, que me ajudou. Pouco tempo depois, a TAM devolveu os meus pontos .



O médico aconselha a todos os clientes de programas de fidelidade que acompanhem o saldo de pontos.

— Se eu estivesse monitorando meus pontos com frequência, teria resolvido isso antes.


Nos programas de fidelidade e de milhas das companhias aéreas, o cliente pode acumular os pontos ou a milhagem por meio de cartões de crédito ou em viagens feitas com a companhia.




Segundo a coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci, esses programas não são um prêmio, mas um direito do cliente.


— O consumidor pagou por um serviço, se fidelizou a uma marca e consumiu algo para ter direito a esses pontos ou a essas milhas. Ele tem o direito de utilizar as os pontos e milhas acumulados de acordo com as regras estabelecidas pela empresa.


Os órgãos de proteção ao consumidor sugerem que os clientes acompanhem o saldo de pontos desses programas de fidelidade para evitar problemas como o sumiço de milhas. No caso de fraude, o Procon-SP orienta o cliente a registrar a reclamação.


— Se houver um roubo de milhas, o consumidor deve registrar um B.O. (boletim de ocorrência) em uma delegacia de polícia e reclamar à empresa e ao Procon-SP.


Planeje sua viagem


As companhias aéreas possuem um número limitado de passagens vendidas utilizando as milhas por voo. Então, o cliente que se antecipar tem mais chances de conseguir um lugar, principalmente para destinos como Nova York, Orlando e Miami, nos Estados Unidos.


Maria Inês explica que é comum as empresas cobrarem mais por viagens em períodos de alta temporada.


— Muitas vezes não há mais assentos disponíveis nessas épocas. Além disso, quase dobra a quantidade de milhas necessárias para adquirir uma passagem nesses períodos. Por isso, quanto mais cedo o consumidor trocar as milhas por passagens, melhor.


O psicólogo Carlos Rodrigues, 52 anos, também de São Paulo (SP), precisou usar os pontos para comprar uma passagem, mas não conseguiu porque a transferência deveria ser feita com pelo menos sete dias de antecedência.


— Eu tinha as milhas necessárias, mas não poderia usá-las por causa desse período. Isso estava no regulamento, mas eu não havia lido com cuidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário