.

.

3 de ago de 2012

Aeroporto de Aracati (CE) será inaugurado amanhã (4)
















O novo aeroporto está apto a receber aviões de grande porte, como o Boeing 737 (imagem divulgação)

Será inaugurado amanhã (sábado, dia 4) o Aeroporto Dragão do Mar, em Aracati (CE), a cerca de 150 quilômetros de Fortaleza. Entre os presentes na solenidade de inauguração estarão o ministro do Turismo, Gastão Vieira, e o governador do Ceará, Cid Gomes, além do secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, e diretores da Tam Executiva. No evento, haverá sobrevoos de ultraleves e de duas aeronaves C95 Bandeirante, da Base Aérea de Fortaleza, além de lançamentos de paraquedistas e apresentação de acrobacias aéreas.

Localizado às margens da rodovia CE-040 e vizinho à praia de Canoa Quebrada, o equipamento está apto a receber aviões de grande porte, como o Boeing 737.

De acordo com Maia, a obra faz parte de uma série de investimentos em macroestruturas que visam desvincular os polos turísticos de Fortaleza. “O turismo do Ceará só cresce de forma sustentável se tivermos vários produtos turísticos, além e independentes de Fortaleza, embora complementares”, ressalta.

Com recursos do Ministério do Turismo e do governo do Ceará, o equipamento demandou investimentos de R$ 24 milhões e já tem pista de pouso, área de taxiamento e hangares prontos. Apenas o terminal de passageiros está em fase de acabamento.

ESTRUTURA
A pista de pouso tem 1,8 mil metros por 30 metros de largura, com mais 400 metros de área de escape, totalizando 2,2 mil metros de comprimento. Com vida útil de 20 anos, o aeroporto pode operar 1,2 mil movimentos por ano. O pátio de estacionamento de aeronaves terá 152 metros por 90 metros.

A assinatura de um Memorando de Entendimentos entre o governo do Estado e a Tam Aviação Executiva, celebrado em abril, oficializou a instalação de um Centro de Tecnologia, Manutenção e Comercialização de Aeronaves e Prestação de Serviços Aeronáuticos da Tam no Aeroporto de Aracati.

Esta base operacional vai atender aos mercados das regiões Norte e Nordeste, além da América Central, oferecendo serviços técnicos para aviões executivos de pequeno e médio portes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário