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3 de out. de 2011

Bell explora novas missões para o tiltrotor V-22 Osprey no Canadá


















Concepção artística de uma aeronave V-22 Osprey nas cores da unidade de Busca e Salvamento das Forças Armadas Canadenses. (Foto: Bell)

A Bell Helicopter está explorando novos mercados e missões para seus tiltrotores Bell-Boeing V-22 Osprey. Recentemente, a empresa demonstrou os recursos de busca e salvamento (SAR) do V-22 para as Forças Armadas Canadenses. O V-22 é ideal para a missão SAR no Canadá, país com vastas distâncias e ambientes de difícil operação, e poderia fazer o trabalho de vários aviões numa missão típica, de acordo com um porta-voz da Bell.
O porta-voz disse que uma missão civil/militar canadense de SAR para um local remoto atualmente envolve o uso de aeronaves de asa fixa para a identificação e lançamento de mantimentos de emergência e, em seguida, um helicóptero ou uma unidade de resgate por terra. ”Com o V-22 você pode chegar lá, pousar, resgatar as pessoas e voltar para casa, eliminando assim um monte de diferentes etapas”, disse ele.
A aplicação canadense de SAR com o V-22 ainda está na fase de “idéia” nos bastidores do governo canadense, que ainda não emitiu um pedido formal de proposta, disse o porta-voz.
Sino vê a tarefa canadense de SAR como apenas uma maneira de o V-22 pode cortar os custos em missões globais, reduzindo o número de aeronaves e apoio de infra-estrutura necessária para voar uma determinada missão. O porta-voz acrescentou que a frota de aeronaves MV-22 Osprey do U.S. Marine Corps, “com seu maior alcance, podendo voar sem reabastecimento por até 1.000 nm a mais que um tradicional helicóptero, elimina a necessidade de pontos avançados de reabastecimento. O MV-22 também poderia transferir cargas entre vários tipos de navios da Marinha dos EUA de forma mais eficiente do que com uma entrega de carga expressa através de aeronaves de asa fixa de carga em porta-aviões, que precisam transferir a carga para helicópteros que em seguida encaminham para navios menores.
O Corpo de Fuzileiros Navais já usou um MV-22 para este fim. No dia 22 de agosto, um MV-22 Osprey foi usado para o transporte aéreo de carga através de um cabo de um motor de um AV-8B Harrier que pesava 6.500 libras, que foi transferido do navio de suprimentos USNS Wally Schirra para o navio de assalto anfíbio USS Bataan.
Sino está desenvolvendo ou desenvolveu uma variedade de novas aplicações para o V-22, incluindo reabastecimento aéreo de outras aeronaves, a entrega de cargas, busca e salvamento, busca e salvamento em combate, evacuação aeromédica e C2ISR. O V-22 já realiza regularmente carga, SAR e missões de evacuação.
De acordo com a Bell, a variante CV-22 já tem uma configuração aprovada de MedEvac usando equipamentos padrões, e a Bell está trabalhando com o Exército dos EUA para definir um interior de evacuação aeromédica. Sino está trabalhando em um sistema de pacote de reabastecimento aéreo do V-22 para plataformas de asas fixas e de asas rotativas, e está colaborando com a Thales para incorporar seu radar Searchwater na parte traseira da aeronave. A aeronave já está equipada com um guincho externo sobre a rampa traseira. Todas as configurações das várias missões podem ser paletizadas/modularizadas para as capacidades de troca rápida, multi-missão.
A frota em serviço de 142 aeronaves V-22 acumulou até o momento 115 mil horas de vôo nas forças armadas norte americanas.

Fonte: AINonline – Tradução: Cavok

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