O mercado de trabalho no setor de aviação está bastante aquecido',
afirma o coordenador do bacharelado em aviação civil da Universidade
Anhembi Morumbi (UAM), Edson Gaspar. 'O potencial de crescimento do
setor na América Latina está entre os maiores do mundo.' No entanto,
contrariando a opinião do coordenador, as maiores empresas aéreas
nacionais registraram prejuízo em 2011 e a Gol colocou em prática um
plano de demissões, inclusive para pilotos e comissários.
Ainda
assim, Gaspar lembra que para cada avião comercial são necessárias, no
mínimo, sete tripulações completas, que atuam em esquema de rodízio. O
professor também afirma que o contingente feminino tem crescido na
profissão.
O curso da UAM, diz Gaspar, recebe há cinco anos o
conceito máximo do Ministério da Educação (MEC), e também tem o
reconhecimento da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). 'Além de
seguir a carreira de piloto, esses profissionais podem atuar na área
administrativa de empresas aéreas.'
Enquanto pilotos sem curso
superior necessitam de 1500 horas de voo para serem contratados, os
bacharéis em aviação civil precisam cumprir 500 horas. O custo da hora
de voo em avião monomotor está em torno de R$ 400 e o de helicóptero
custa cerca de R$ 750.
A parte prática ocorre em simuladores de voo e em laboratórios de física.
RECONHECIDO
Edson Gaspar
Coordenador do curso de Aviação Civil da Universidade Anhembi Morumbi
'Há
cinco anos o curso recebe o conceito máximo do Ministério da Educação
(MEC), e também tem o reconhecimento da Agência Nacional de Aviação
Civil (ANAC).'
AVIAÇÃO CIVIL
Salário inicial
R$ 5 mil a 10 mil
Duração do curso
3 anos
Disciplinas
Teoria de voo e aerodinâmica, conhecimentos técnicos, meteorologia aeronáutica, regulamento de tráfego aéreo
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