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11 de out. de 2011

Total Linhas Aéreas (Brasil)


















Desde o final de 2007, quando as operações de transporte regional foram absorvidas pela trip Linhas Aéreas, a Total vem se dedicando somente aos voos de fretamentos e carga aérea.

Em 2010 transportou 122.082 passageiros em seus voos fretados, com aeronave ATR 42. Em carga transportou 52.739.563 Toneladas de Carga por Quilômetro Pago em voos domésticos, com 64,83% de aproveitamento. A frota atualizada é de 3 ATR 42-500 e 6 Boeing 727-200F.

A empresa iniciou seus vôos como empresa de táxi aéreo em junho de 1988. Em 1993 a empresa passou a operar como companhia regular com uma frota de 7 Embraer 110 e 1 Embraer 120.

Em 1997 a frota sofreu alterações significativas e passou a contar com 4 Embraer 110, 2 Embraer 120 e 4 ATR-42-300. Voava de Belo Horizonte para várias cidades mineiras além da Rede Postal Noturna.

Em 1998 passou a empregar um ATR 42-300 na Ponte Regional entre Pampulha e Santos Dumont. Esta linha era operada em pool com a Interbrasil, Passaredo e Pantanal.

Em 2000 o Pool com as empresas Interbrasil, Pantanal e Passaredo foi desfeito e a Ponte Aérea entre os Aeroportos de Pampulha e Santos Dumont foi suspensa. Em 2001 recebeu dois Boeing 727-200 para o transporte de cargas e da Rede Postal Noturna, um business que virou o foco da empresa em receita.

Em 2002 passou a voar em linhas da região norte do país e vendeu seu Embraer 120 para a empresa Puma Air. Seus Embraer 110 foram retirados de operação e houve um remanejamento de linhas. Ainda em 2002 recebeu seu terceiro Boeing 727-200 Cargo.

Em agosto de 2004 realizou um acordo com a Tam para atendimento de passageiros em algumas cidades. Sua frota de ATR 42 passou para oito aeronaves. A Total é também um centro autorizado de oficina das aeronaves ATR, da Aerospatiele / Alenia, na América Latina.

Em 31 de maio  de 2007 acertou a compra de dez novas aeronaves ATR, sendo seis do modelo 42-500, com capacidade para 50 passageiros e 4 do modelo 72-500, com capacidade para 70 passageiros. O investimento foi de US$ 150 milhões (cerca de R$ 300 milhões).

Em 13 de novembro de 2007 a Trip Linhas Aéreas e a Total Linhas Aéreas protocolaram na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o pedido incorporação das operações regulares de passageiros da Total pela TRIP. A Total permaneceu utilizando 04 aeronaves B727-200 Full Cargo e ainda 04 ATR42-500, de última geração, destinados exclusivamente ao transporte de carga e fretamentos de passageiros, além de manter uma participação no capital da nova Trip.

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