.

.

28 de nov. de 2012

Avião cai perto de Ilhas Comores e todos a bordo sobrevivem






















MORONI — Um avião caiu nesta terça-feira no oceano Índico, perto das Ilhas Comores, após sofrer problemas mecânicos, mas todas as 29 pessoas a bordo sobreviveram. O jato Embraer caiu a 200 metros do aeroporto de Moroni, cinco minutos após decolar nesta manhã, de acordo com autoridades. O avião, da Inter-Iles, viajava para a ilha vizinha de Anjouan.

Uma autoridade sênior, que se identificou apenas como Zarouk e estava a bordo da aeronave, disse que o combustível do avião estava vazando “como uma torneira aberta” após a decolagem. Ele alertou o piloto que decidiu voltar ao aeroporto, mas não conseguiu pousar a tempo, caindo no mar.

O diretor geral do Departamento de Aviação Civil das Ilhas Comoros, Abu Mohamed Ali, disse que todas as 29 pessoas a bordo - 25 passageiros e quatro tripulantes - estavam em segurança. O piloto sofreu ferimentos na cabeça, enquanto as outras pessoas saíram ilesas. Há indicações de que pescadores participaram da operação de busca e salvamento.

Em junho de 2009, um Airbus 310-300 do Iêmen caiu no oceano Índico em meio ao mau tempo na região do arquipélago de Comoros, matando 152 pessoas que estavam a bordo.


Acidente com jatinho fecha aeroporto da Pampulha

Um acidente envolvendo um jatinho executivo interditou o aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, no início da noite desta terça-feira (27).

Segundo a Infraero, o jato estava no meio do procedimento de decolagem quando um dos pneus da aeronave furou e o piloto precisou interromper o processo. Apesar do susto, ninguém se feriu na manobra.
Com o acidente, o aeroporto teve que ser fechado para pousos e decolagens. Todas as chegadas estão sendo desviadas para o aeroporto de Confins, na Grande BH, segundo o órgão que administra o local.

Ainda de acordo com a Infraero, até às 19h, dos 27 voos previstos, três estavam atrasados na Pampulha, e outros cinco haviam sido cancelados. Ainda não há previsão de horário para a liberação da pista.


16 de nov. de 2012

Companhia aérea ANA realiza o primeiro voo comercial com seu 787 Dreamliner

A All Nippon Airways (ANA), a maior companhia aérea do Japão, alcançou hoje um marco da aviação comercial de passageiros ao operar o primeiro voo comercial do Boeing 787Dreamliner, o voo charter NH7871, realizado pela aeronave prefixo JA801A (cn 34485/8), entre o aeroporto de Narita, em Tóquio e a cidade de Hong Kong. Veja a seguir vídeos mostrando a decolagem em Tóquio, vista também de dentro da cabine de passageiros, e o pouso em Hong Kong.

O voo charter especial de Tóquio, com mais de 240 passageiros a bordo e pousou depois de quatro horas e meia em Hong Kong.
Fabricado principalmente a partir de material composto de fibra de carbono, o novo e revolucionário avião 787 eleva a capacidade de eficiência operacional, menor consumo de combustível e conforto dos passageiros em níveis nunca antes atingidos por uma aeronave do mesmo porte. O 787 gasta 20% menos de combustível, o que significa que é o primeiro avião de médio porte capaz de voar rotas de longo alcance, enquanto reduzi as emissões de carbono.

O 787 Dreamliner tem fortes ligações com o Japão, com os fabricantes japoneses fornecendo aproximadamente 35% de todas as peças das aeronaves Dreamliners fabricadas pela Boeing nos EUA, incluindo as seções principais das asas e fuselagem.
A ANA encomendou 55 aeronaves Dreamliners da Boeing e já recebeu dois aviões, com um total de 20 devendo ser entregue até o final de 2012. Os Dreamliners vão ajudar a economizar cerca de US$ 130 milhões anuais através do menor consumo de combustível.


Aeronaves A380 e A400M da Airbus voam em formação sobre a França

O vídeo  mostra um voo em formação dos dois gigantes do grupo EADS, o maior avião comercial do mundo em capacidade de passageiros, o Airbus A380, e o avião de transporte militar A400M. Ambas aeronaves decolaram de Toulouse, na França, e realizaram um marcante voo sobre a França. Um outro vídeo, com mais imagens do voo em formação, pode ser visto a seguir.


Belas imagens a bordo da cabine de um Boeing 737NG

Junte belas imagens, uma boa música e um piloto apaixonado por aviação e pronto, um incrível vídeo postado no YouTube que expressa o espírito, paixão e amor pela aviação. São várias cenas a bordo de um Boeing 737NG que aproxima você um pouco mais de um voo na cabine mostrando aquilo que somente os pilotos convivem todos dias. Quem gosta de aviação não pode deixar de assistir. O piloto do 737NG que fez o vídeo vive na Inglaterra e no site dele existem outros vídeos em outras aeronaves.



Apresentação dos Thunderbirds com os caças F-100C Super Sabre

Um sensacional e histórico vídeo que mostra em voo as aeronaves F-100C Super Sabre do “The Supersonic Thunderbirds” (como era conhecido o esquadrão de demonstração aérea oficial da Força Aérea dos EUA). O vídeo, produzido em 1959 mostra os F-100s realizando manobras acrobáticas sobre o Lago Meade e o Monte Charleston, em Nevada. Os Thunderbirds utilizaram os caças F-100Cs entre 1956–1963, e foi o primeiro esquadrão de demonstração a usar aeronaves supersônicas. As imagens foram cedidas por Shawn Masters para o National Archives and Records Administration dos EUA. 


Vídeo de acidente com helicóptero Apache no Afeganistão ao que tudo indica é real

Um vídeo que está em diversos sites de um acidente com um helicóptero Apache no Afeganistão parece ser um acidente real que ocorreu no mês passado, de acordo com funcionários da ISAF.

O vídeo, que está no YouTube e outros sites de vídeos, compartilhado essa semana, supostamente mostra um helicóptero de ataque AH-64 Apache do Exército dos EUA batendo no chão depois de executar uma curva acentuada. Funcionários da ISAF disseram nessa quarta-feira que acreditam que o vídeo mostre um acidente que ocorreu na Província de Paktika, no dia 6 de fevereiro, embora eles ainda estão investigando quem filmou e postou o clipe.
Num comunicado, os funcionários disseram que no momento do incidente, dois helicópteros estavam realizando missões de patrulha aérea sobre tropas que estavam apanhando materiais lançados do ar quando o helicóptero caiu.
“Felizmente, ninguém em terra ficou ferido, e os membros da tripulação sobreviveram”, disse o comunicado. “Os oficiais do Exército dos EUA estão realizando uma investigação sobre a causa do acidente.”
Comentários divulgados no YouTube, dizem que os pilotos estariam enfrentando acusações criminais, mas as autoridades militares não confirmam isso.


 

Jetman voa em formação com lendário caça Spitfire

Como parte de uma celebração de aviação, o “Jetman” Yves Rossy mais uma vez subiu ao céu com seu colega da Breitling, o piloto Nigel Lamb a bordo do lendário caça Supermarine Spitfire “MH434″. Neste vôo original em formação cerrada, o avião britânico da Segunda Guerra Mundial ofereceu um contraste gritante com a futurista roupa Jetwing, uma inovação suíça. Veja a seguir o vídeo oficial da Breitling do voo realizado na Suíça na semana passada.
O Spitfire MH434, operado pela “Old Flying Machine Company”, sediado em Duxford, Reino Unido, foi convidado por Toni Kupfer, ex-presidente do Bex Aeroclub para uma exibição no anual “fly-in” realizado no aeródromo , onde a aeronave tem participado desde a sua primeira aparição em 1976. A aeronave foi fabricada em 1943 e permanece completamente original.
O aeródromo de Bex, perto de Genebra é também a base do pioneiro aviador Yves Rossy e serve como uma área de desenvolvimento ideal para o seu famoso projeto Jetman.
“Poder aproveitar esta ocasião para voar em formação com esta máquina maravilhosa é uma experiência incrível. Nós tivemos muita sorte de ter o apoio de um Avenger TBM pilotado por Laurent Calame, para atuar como uma aeronave que acompanhou o voo e fez as fotos e vídeos, e eu realmente gostaria de agradecer a todos envolvidos, em Bex, na OFMC (Old Flying Machine Company) e na Breitling pela ajuda para fazer isso acontecer”, disse Yves Rossy. “Na medida que a minha tecnologia está ficando mais e mais confiável, estou muito confiante nesses tipos de voos. Posso relaxar e desfrutar de uma experiência fantástica. Sob a minha asa eu sou livre, eu tenho a visão perfeita! ”
Para Yves Rossy, este é o mais recente de uma série de voos de formação. Ele já voou com sucesso ao lado do avião Stearman da equipe Wingwalkers Breitling, de dois jatos L-39C Albatros da Breitling Jet Team e, mais recentemente, o aventureiro no ar imitou um “super-homem” em voo, voando ao lado de um avião DC-3, para o deleite do 20 jornalistas a bordo da nostálgica aeronave da Breitling.





A Embraer, este ano, entregou aeronaves E-Jets para dois novos clientes, a Conviasa, da Venezuela, que recebeu um Embraer 190, e a Belavia, da Bielorrússia, que recebeu seu primeiro Embraer 175. A primeira aeronave Embraer 190 da Conviasa foi entregue no dia 21 de setembro, e uma semana antes a Embraer havia entregue o primeiro Embraer 175 da Belavia. Acima pode ser visto o vídeo feito pela Embraer para a cerimônia de entrega da Conviasa, e a seguir o vídeo do E-Jet da Belavia.



RAAF se despede dos C-130H com a última aeronave recebendo uma especial pintura na cauda

Para comemorar a aposentadoria dos aviões C-130H Hercules da Real Força Aérea Australiana (RAAF), a última aeronave (RAAF série A97-005) recebeu uma pintura especial comemorativa na cauda. Revelado no dia 12 de novembro de 2012, a pintura caracteriza o sol com a silhueta de um C-130H. Os símbolos do Esquadrão 36 (Stallion) e do Esquadrão 37 (Winged Water Carrier) também estão incluídos e representam os dois esquadrões operacionais que voaram o C-130H na RAAF nos últimos 34 anos.
Situados na Base da RAAF de Richmond, perto de Sydney, os 12 australianos C-130Hs foram usados no apoio às operações no Iraque, Afeganistão e Timor Leste. Essas aeronaves também foram usadas para evacuar cidadãos australianos do Camboja em 1997. A frota da RAAF de C-130H será aposentada no dia 30 de novembro.




Jatinho que se acidentou é retirado do aeroporto de Congonhas


















Técnicos do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) acompanharam a retirada

 A Infraero informou na noite desta terça-feira (13) que o jatinho que se acidentou na pista em Congonhas, na zona sul de São Paulo, no domingo (11) foi completamente retirado. Os caminhões levando os pedaços da aeronave saíram do aeroporto às 22h. Não foi informado para onde os destroços seriam levados.

O jato executivo Cessna CJ3, de prefixo PR-MRG, se acidentou por volta das 17h30 de domingo, quando pousava na pista auxiliar de Congonhas. A aeronave vinha de Florianópolis (SC) com três passageiros, o piloto e dono do avião, segundo a polícia, a esposa dele e o copiloto. Os três se feriram. O mais grave foi o piloto Michael Rumpf Gaiil, de 66 anos. Ele teve traumatismo craniano, mas passa bem.

A Polícia Federal instaurou inquérito para apurar as responsabilidades do acidente. A Aeronáutica analisa dos dados da caixa preta da aeronave e tem seis meses para concluir as investigações.

Veja dicas para aproveitar o feriado e viajar sem estresse

Os dias de folga podem acabar em dor de cabeça logo no início do passeio. Alguns passageiros inconvenientes incomodam quem viaja de ônibus e avião. Saiba como se livrar deste tipo de problema.


Melhora da economia possibilita primeira viagem de avião para alguns brasileiros

Muitas famílias estão tendo a oportunidade de viajar pela primeira vez de avião. Viajar de avião pode ser encantador para quem nunca teve a oportunidade de conhecer outra cidade ou até mesmo outro país.

Consumidores relatam problemas com troca de milhas por passagens aéreas

Principais queixas são de burocracia para emitir passagem área e sumiço do saldo de milhas

Converter pontos adquiridos em programas de fidelidade em passagens aéreas é a oportunidade de muitos brasileiros para viajar com descontos ou até mesmo sem pagar. Porém, conseguir os trajetos de avião tem sido uma dificuldade para os clientes.

O médico Renato Azevedo Júnior, 57 anos, de São Paulo, tinha cerca de 90 mil pontos no programa de fidelidade da TAM. Quando foi trocá-los por uma passagem aérea, no ano passado, ficou surpreso ao descobrir que tinha apenas 2.000 pontos.

— Eu fiquei sabendo, em uma agência da TAM, que foram emitidas várias passagens para destinos nacionais com os meus pontos, sem a minha autorização.

Renato conta que o problema demorou para ser resolvido.

— Durante um mês, reclamei do ocorrido com a companhia aérea. Como não tive resposta, entrei em contato com a Proteste, que me ajudou. Pouco tempo depois, a TAM devolveu os meus pontos .



O médico aconselha a todos os clientes de programas de fidelidade que acompanhem o saldo de pontos.

— Se eu estivesse monitorando meus pontos com frequência, teria resolvido isso antes.


Nos programas de fidelidade e de milhas das companhias aéreas, o cliente pode acumular os pontos ou a milhagem por meio de cartões de crédito ou em viagens feitas com a companhia.




Segundo a coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci, esses programas não são um prêmio, mas um direito do cliente.


— O consumidor pagou por um serviço, se fidelizou a uma marca e consumiu algo para ter direito a esses pontos ou a essas milhas. Ele tem o direito de utilizar as os pontos e milhas acumulados de acordo com as regras estabelecidas pela empresa.


Os órgãos de proteção ao consumidor sugerem que os clientes acompanhem o saldo de pontos desses programas de fidelidade para evitar problemas como o sumiço de milhas. No caso de fraude, o Procon-SP orienta o cliente a registrar a reclamação.


— Se houver um roubo de milhas, o consumidor deve registrar um B.O. (boletim de ocorrência) em uma delegacia de polícia e reclamar à empresa e ao Procon-SP.


Planeje sua viagem


As companhias aéreas possuem um número limitado de passagens vendidas utilizando as milhas por voo. Então, o cliente que se antecipar tem mais chances de conseguir um lugar, principalmente para destinos como Nova York, Orlando e Miami, nos Estados Unidos.


Maria Inês explica que é comum as empresas cobrarem mais por viagens em períodos de alta temporada.


— Muitas vezes não há mais assentos disponíveis nessas épocas. Além disso, quase dobra a quantidade de milhas necessárias para adquirir uma passagem nesses períodos. Por isso, quanto mais cedo o consumidor trocar as milhas por passagens, melhor.


O psicólogo Carlos Rodrigues, 52 anos, também de São Paulo (SP), precisou usar os pontos para comprar uma passagem, mas não conseguiu porque a transferência deveria ser feita com pelo menos sete dias de antecedência.


— Eu tinha as milhas necessárias, mas não poderia usá-las por causa desse período. Isso estava no regulamento, mas eu não havia lido com cuidado.

14 de nov. de 2012

Ultraleve faz pouso de emergência na zona oeste do Rio

O pequeno avião sofreu uma pane e teve que descer em um terreno em Vargem Grande. O instrutor, que pilotava a aeronave, e um aluno não sofreram ferimentos.



12 de nov. de 2012

Falha no freio pode ser causa de acidente com jato no Aeroporto de Congonhas em SP

A Polícia Federal instaurou inquérito para apurar o acidente com o jato executivo no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, que deixou feridas as três pessoas que estavam a bordo. Imagens de uma câmera de segurança flagraram o momento quando a aeronave não freou no pouso e despencou do barranco, parando a poucos metros da avenida dos Bandeirantes. A Aeronáutica tem até seis meses pra concluir as investigações do acidente 

Imagens exclusivas mostram momento exato da queda de um jato particular

Piloto Sofreu Traumatismo

Michael Gaail vai passar por intervenção para aliviar pressão no crânio.
Avião que ele comandava derrapou e caiu na cabeceira da pista.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 











O piloto Michael Rumpf Gaail, de 66 anos, sofreu traumatismo craniano, lesão no tórax e coluna lombar no acidente ocorrido no fim da tarde de domingo (11) no Aeroporto de Congonhas, Zona Sul de São Paulo. De acordo com o Hospital Santa Paula, ele vai passar por cirurgia para reduzir a pressão intracraniana.
Também estavam no avião a esposa do piloto, Elaine Damaceno Rodrigues Gaail, de 37 anos, e o copiloto Rafael Ferreira, de 21 anos.

O avião que se acidentou derrapou na pista do aeroporto e caiu em um terreno ao lado da Avenida dos Bandeirantes. A aeronave particular, um jato executivo de prefixo PRMRG da empresa Tropic Air, saiu de Florianópolis e tocou o solo na pista auxiliar às 17h27, quando ocorreu o acidente.
Elaine foi atendida no mesmo hospital para o qual o marido foi levado e recebeu alta. O copiloto foi levado para o Hospital das Clínicas. Não foram divulgadas informações sobre o estado de saúde de Rafael Ferreira.
Intervenção
De acordo com nota divulgada pelo Hospital Santa Paula pouco depois das 21h, o piloto Michel Gaail seria submetido a cirurgia.  "No momento o paciente está sob os cuidados da equipe multidisciplinar, sendo preparado para uma intervenção neurocirúrgica para monitorar a pressão intracraniana", informa o hospital.
Acidente
De acordo com a Infraero, cinco equipes do Corpo de Bombeiros estiveram no local. “Fomos chamados para fazer proteção com espuma para evitar eventuais riscos de explosão, pois poderia haver materiais inflamáveis”, afirmou o sargento Amauri Martins, do Corpo de Bombeiros.
Segundo a Infraero, o aeroporto interrompeu totalmente as atividades às 17h35 por causa do acidente, por motivos de segurança. O terminal foi reaberto às 18h41. No balanço das 20h, o aeroporto registrava 18 voos com atrasos, o que representava 10,4% dos previstos para todo o dia.

Aeronave
A aeronave que derrapou em Congonhas é um Cessna Citation Cj3. A empresa proprietária do modelo descreve em seu site que trata-se de um avião com "luxuosa cabine". Ele é destacado ainda por ter assentos reclináveis e "finamente revestidos".

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a aeronave estava com a documentação em dia: tanto a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) quanto o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) eram válidos até novembro de 2013. Segundo a Anac, não foi confirmado ainda se a habilitação do piloto estava em dia.

De acordo com a Aeronáutica, uma equipe do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 4) vai investigar o acidente.

Jato sai da pista em pouso no aeroporto de Congonhas e três pessoas ficam feridas

1 de nov. de 2012

Helicóptero resgata avião controlado por rádio, preso em uma árvore

Nada de bombeiros usando escada para salvar gatos presos em uma árvore. O vídeo que você vê aí em cima mostra uma cena bastante inusitada. Um pequeno avião controlado por rádio fica preso no topo de uma árvore, um local praticamente inacessível por meio de métodos convencionais.

Se não dá para subir com uma escada tampouco escalar a árvore imponente, que tal usar um pequeno helicóptero para isso? Foi exatamente o que os dois tripulantes da aeronave fizeram. Sem muito trabalho, eles obtiveram sucesso na hora de resgatar o equipamento e pousaram alguns instantes depois, com todo mundo saindo ileso.



TAM pode demitir tripulantes a partir de 2013





















São Paulo - O ano de 2012 não tem sido dos melhores para as companhias aéreas brasileiras, e, com a TAM, não é diferente.

 A companhia planeja fazer nova redução de oferta de assentos em 2013 e isso pode acarretar um ajuste no quadro de funcionários, afirmou Marco Antonio Bologna, presidente da TAM, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, desta quinta-feira.

De acordo com o executivo, a companhia está planejando reduzir 7% da oferta de assentos no ano que vem. A medida deve ser aplicada depois do carnaval. Neste ano, a TAM anunciou redução de 2% de sua oferta.

"Devemos ter um ajuste de pessoal depois de fevereiro, quando acabar a alta temporada", afirmou Bologna, ao Estadão.

Ainda, segundo a reportagem do Estadão, a companhia acredita que não vai perder mercado com a medida, pois as condições ruins do setor afetam todas as empresas aéreas brasileiras. 


Fonte: Estadão

Azul Linhas Aéreas lança serviço de TV ao vivo a bordo em parceria com a SKY

Companhia aérea investiu cerca de R$ 100 milhões no projeto, que em parceria com a operadora, oferece serviço gratuito e inédito na aviação latino-americana e inova em entretenimento de bordo nos jatos Embraer.O projeto da Azul com a operadora oferece 48 opções de canais de todos os gêneros de programação.
São Paulo – A Azul Linhas Aéreas e a SKY, maior operadora de TV por assinatura via satélite do país, anunciam hoje o lançamento de um produto inédito na aviação da América Latina: o serviço de TV ao vivo a bordo. O projeto, idealizado por David Neeleman, fundador da companhia aérea, se torna agora uma realidade no Brasil.
Pouco mais de três anos após o início do projeto e cerca de R$ 100 milhões (aprox. US$ 50 milhões) investidos, o sistema está disponível na maioria dos jatos* Embraer da Azul. Oferecido gratuitamente aos Clientes, o novo serviço conta com 48 opções de canais de todos os gêneros de programação em monitores widescreen individual e abre novas possibilidades de entretenimento a bordo. Entre as opções oferecidas estão: filmes, entretenimento infantil, jornalismo, música, documentário, esporte, entre outros.
“Investimos em um produto incrível, que oferece aos nossos Clientes algo que foge das tradicionais opções de entretenimento de bordo disponíveis na aviação doméstica e mundial. Poder assistir a novela preferida ou aquele jogo de futebol imperdível, acompanhado de várias opções de snacks sem nenhum custo adicional, só na Azul", afirma David Neeleman, fundador e presidente da Azul. "Queremos tornar a experiência do Cliente Azul a melhor de sua vida", conclui Neeleman.
Para o presidente da SKY, Luiz Eduardo Baptista da Rocha, a parceria reforça a tradição da operadora em trazer pioneiramente serviços inovadores ao mercado de TV por assinatura brasileiro. “Este projeto, inédito no Brasil, agrega muito valor à viagem dos Clientes da Azul Linhas Aéreas. Os passageiros poderão ter acesso à programação da SKY com um conteúdo variado e ao vivo em pleno voo. A SKY está muito contente em ser parceira neste grande projeto”.
A lista completa inclui os seguintes canais: Bandsports; Glitz*; Investigação Discovery; TLC; Discovery Home & Health; Viva; Sportv; Globonews; GNT; Multishow; Universal Channel; Nat.Geo; Discovery; Animal Planet; TruTV; Space; TNT; TCM; Vh1; Discovery Kids; Cartoon Network; Boomerang; Nickelodeon; Bandnews; CNN International; SBT; Bandeirantes; Globo, além do Canal do Cliente SKY.
A tecnologia que garante a TV ao vivo a bordo-A TV ao vivo a bordo foi desenvolvida com tecnologia de ponta que garante qualidade de imagem e sinal por todo o território nacional em pleno voo. Este serviço já existe nos EUA nos aviões da Jet Blue com a programação da DIRECTV, controladora da SKY. Para trazer o serviço para o Brasil, foi necessário o desenvolvimento de uma nova antena e um sistema de TV embarcado, (software que possibilita a recepção em tempo real), desenvolvidos em parceria entre a engenharia da SKY e da Azul Linhas Aéreas, com a LiveTV, que viabilizou a captação do sinal do satélite da operadora e a transmissão da programação nas telas disponíveis nos assentos das aeronaves durante o voo.
Em junho, as empresas iniciaram uma grande fase de testes em algumas aeronaves para garantir o bom funcionamento do serviço e qualidade do sinal, que para ser lançado passou pela aprovação da Federal Aviation Administration (FAA) e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Tais aprovações garantem que as questões técnicas inerentes ao sistema de transmissão não comprometam qualquer questão relacionada à segurança de voo.
Ao todo, cerca de 30 profissionais, entre funcionários da Azul e da SKY, participaram diretamente da viabilização desse projeto, que despendeu mais de três anos de trabalho entre os departamentos de Engenharia, Manutenção e Marketing. Além disso, uma série de profissionais da empresa norte-americana LiveTV atuaram no desenvolvimento da antena e do software utilizado nas aeronaves.
Os jatos Embraer 190 e 195 da Azul receberão o sistema, exceto as aeronaves de matricula PR-AZL, PR-AZA, PR-AZB e PR-AZC. As aeronaves 175 e 190 da Trip Linhas Aéreas não receberão o sistema.
A Azul Linhas Aéreas Brasileiras e a Trip linhas Aéreas anunciaram uma acordo de associação em maio de 2012, a fim de criar a terceira maior companhia aérea do país. Se aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômico (Cade) e Agência Nacional de Aviação Civíl (Anac), as empresas passarão a operar sob a marca Azul. Essa associação resultará em uma das companhias aéreas mais competitivas do País, somando 115 aeronaves, cerca de 840 voos diários, 100 destinos servidos e mais de 15% de market-share. A qualidade dos serviços de ambas as companhias já foram atestados por inúmeros prêmios, nacionais e internacionais. Entre eles, Azul e Trip foram eleitas pela Skytrax World Airline Awards 2012 como bicampeãs nas categorias “Melhor companhia aérea low-cost da América Latina” e “Melhor Companhia Aérea regional da América do Sul”, respectivamente. Ainda, a Azul foi consagrada pelo segundo ano consecutivo como a “Melhor Empresa Aérea do Brasil” pela publicação Viagem e Turismo. 

Fonte: Revista Fator

Protesto: Aposentados da Varig e Transbrasil protestam contra AGU em aeroportos

Os aposentados e pensionistas do Aerus, fundo de pensão das companhias aéreas Varig e Transbrasil, realizaram um protesto em cinco aeroportos do país hoje para cobrar do governo decisão da Justiça para que a União complemente seus benefícios.

Os protestos ocorreram em Congonhas (São Paulo), Santos Dumont (Rio), Salgado Filho (Porto Alegre), Afonso Pena (Curitiba) e Aeroporto Internacional de Recife.

Durante a manifestação em Congonhas, os aposentados chegaram a queimar um boneco de Judas caracterizado como o ministro-chefe da Advocacia Geral da União, Luís Inácio Adams. Além disso, protestaram na passarela em frente a esse aeroporto, o que paralisou a avenida Washington Luiz por alguns minutos.

"O que está acontecendo com esses idosos é uma vergonha para o nosso país, mas esperamos que a presidenta Dilma se sensibilize e dê uma solução para o caso Aerus", ressaltou, em nota, a diretora de Previdência do Sindicato Nacional dos Aeronautas e dirigente da Fentac/CUT, Graziella Baggio.

Entenda o caso


De acordo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas, além da folha de pagamento do Aerus, estimada em R$ 22 milhões mensais, a União deve aos autores da ação uma multa que já ultrapassa R$ 2,5 milhões pelo não cumprimento da sentença. Cerca de 10 mil famílias dependem dos recursos do Aerus para a sua subsistência.

A AGU, por outro lado, afirmou, em nota, que a decisão judicial que mandava o governo pagar o complemento da aposentadoria dos ex-funcionários das empresas aéreas foi suspensa no dia 26 de outubro.

Há cerca de uma semana, o governo encaminhou ao Congresso Nacional um projeto de lei visando a liberação de R$ 44 milhões para pagar a folha do Aerus dos meses de outubro e novembro. Não há previsão, no entanto, de recursos para o pagamento dos outros meses (a contar de julho) ou da multa, nem para o pagamento dos meses seguintes e do 13º salário.

Acrobacia Aérea com Svetlana Kapanina & Peter Besenyei!!!

Eu gosto muito deste vídeo gravado no Japão, onde estão juntos a piloto Svetlana e o piloto Besenyei, em particular acho espetacular o estilo de voo deles. Com certeza estão entre os melhores do mundo nesta arte de pilotar. No Brasil também temos grande talentos, com certeza estão todo um nível acima em pilotagem de avião.


Globo reporter - Aviação de garimpo na década de 80

A aviação de garimpo sempre chama muito a atenção de nós pilotos, pois cada voo é um novo desafio, onde o importante é conseguir pousar a salvo no destino final. A precariedade das pistas, das condições de manutenção das aeronaves e a própria região onde se voa(Selva Amazônica), são os maiores desafios desses valentes pilotos. Segue aqui mais uma bela reportagem da década de 80 realizada pelo Globo Reporter, vídeo imperdível.


Acompanhe o dia de um piloto e de uma comissária da TAM

Acompanhe neste vídeo o dia de um piloto e de uma comissária da TAM. Matéria produzida pela TAM Nas Nuvens e exibida a bordo das aeronaves da empresa


Pouso detalhado do 737-800 da Gol VOR DME pista 32 Florianópolis

Uma verdadeira aula deste lindo procedimento filmado de dentro do cockpit do 737-800 da Gol, aproximando na 32 de Florianópolis no procedimento VOR DME 32

Um dia de Ponte Aérea Rio-SP-Rio

Vídeo CNS/ATM aviação do Futuro está Chegando

De um modo geral pode ser entendido como a modernização do Controle do Espaço Aéreo em âmbito mundial para atender o crescente fluxo de tráfego aéreo projetado para o futuro. Especificamente, traduz-se na aplicação em grande escala de tecnologia satelital, comunicação digital e de uma gestão estratégica das operações, a partir da integração de tecnologias, processos e recursos humanos, destinados a suportar a evolução do transporte aéreo. O significado da sigla CNS/ATM é: Comunicação Aeronáutica(S); Navegação Aérea(N); Vigilância do inglês Surveillance(S); Gerenciamento de Tráfego Aéreo também do inglês Air Traffic Managment(ATM). Assista aos vídeos abaixo, vale a pena ver todos eles, pois é importante ficar ligado no futuro da aviação

Avião com quase 400 kg de cocaína fica sem combustível e faz pouso forçado no MT